quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O Verdadeiro Realista x as Fraudes que se Dizem Realistas

 

             Basicamente, eu poderia dizer que ser realista é buscar constantemente chegar o mais próximo possível da verdade (aqui entendida como a própria realidade, donde deriva o ser "realista").

               O problema que tem muitos aí se achando realista, do qual não passam de conservadores se passando por nós. Desvirtuando o que é a busca pela verdade, enganando, implantando ideias e estilos de vida como uma verdade absoluta.

                Inicialmente, mesmo que por simples questão de método, não poderíamos nos furtar a uma consulta para verificar o que nos dizem os dicionários, nos quais o termo “realismo” é encontrado como “a atitude de prender-se ao real, verdadeiro, objetivo”.

        Dessa forma restaria a pergunta: o que é “real, verdadeiro ou objetivo”?

       Com relação à “verdade”, a meu ver, um indivíduo realista saberia que nunca conseguiria efetivamente alcançá-la. Deveria ter a noção de que nunca conseguirá entender a verdade sob todos os seus ângulos, haja vista ser, por natureza, um ser limitado, devendo haver centenas de milhares de ângulos possíveis, ou quem sabe até infinitos, a serem conhecidos e analisados.

        Mas, diria ele, isso não impede que a busquemos, para que possamos chegar dela cada vez mais perto.

      Desta forma, basicamente, eu poderia dizer que ser realista é buscar constantemente chegar o mais próximo possível da verdade (aqui entendida como a própria realidade, donde deriva o ser "realista").

     Encará-la tal qual ela é, traçando objetivos concretos, podendo assim elaborar estratégias mais eficientes no alcance dos objetivos. Neste processo, por sua vez, nada impede que uma pessoa realista possa ser mais otimista para algumas coisas e mais pessimista para outras (o realismo absoluto, como todo absoluto cognitivo, não passaria de um ideal). O que não pode, imagino, é deixar-se levar por essas opiniões (otimistas ou pessimistas), ou ainda pelo conservadorismo e individualismo, para ser negligente ou deixar de fazer sua parte.

       Espero que este texto tenha aberto sua mente sobre o que é realmente ser um realista, caso contrário se satisfaça com as outras opções. Boa sorte!

0 comentários:

Postar um comentário